O Material

Os Desenhos-Master contém os maiores conceitos de cada livro da Bíblia e o Script é tudo o que você precisará ensinar durante a aula.

DESENHO-MASTER

A estrela das Boas-Novas

Enfatiza e aponta para Jesus por todo o Antigo Testamento.

O Script (Lição)


O roteiro de cada livro da Bíblia inclui instruções fáceis de seguir sobre quando e o que desenhar ou ler. No roteiro você encontrará...

A Orientação do Livro explica como cada livro se relaciona com o livro anterior para que os alunos possam enxergar a Bíblia como um todo. O Comentário pode ser lido palavra por palavra ou parafraseado enquanto você ensina. Utilize folhas adicionais ou as próprias margens para suas anotações pessoais.

As instruções de desenho mostram quando e o que escrever, desenhar ou tracejar nas Folhas do Estudante. Isso inclui figuras pequenas e progressivas para que você possa seguir ao direcionar seus alunos.

Aplicações para a vida. No final de cada Script há questões que poderão ser utilizadas para discussão e aplicação.

Folha do Estudante

As folhas dos alunos correspondem aos Desenhos-Master. Estes podem ser duplicados para cada aluno e copiados para serem projetados no datashow para uso em sala de aula. Habilidades artísticas não são necessárias para desenhar.

Basta tracejar o contorno pontilhado e em seguida, colorir enquanto se ouve e se discute sobre a lição ensinada com o professor.
Assim, a impressão é feita não apenas no papel, mas na mente e coração de cada um também!

Dicas de Ensino

- Comece com oração lembrando Provérbios 3:6 - "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."

- Mantenha o Desenho-Master visível como um exemplo.

- Se você coloriu uma Folha do Aluno com antecedência, mostre-a aos alunos para incentivá-los a fazer o melhor trabalho possível.

- Os alunos menores podem precisar colorir uma cópia do Desenho-Master em vez de tracejar a Folha do Aluno. Talvez você queira preencher parte da Folha do Estudante antes de fazer cópias para eles, dependendo da idade de seus alunos. O material é flexível, use-o da maneira que mais se adapte às suas necessidades.

- Você desenha primeiro e depois lê os comentários relacionados ao desenho. Os alunos então tracejam e assim vão te seguindo.

- O tempo de colorir é importante para o processo, mas para alguns, pode distrai-los na hora que você estiver explicando. Procure treiná-los para ouvir enquanto estão colorindo ou modifique a dinâmica de sua aula.

- Honre a Palavra lendo os textos diretamente da Bíblia, sempre que possível. Procure encorajá-los a  procurar os versículos para que leiam diretamente na Bíblia também. Este é um importante hábito a se ensinar.

- Ao longo da aula, discuta o tema que você está ensinando e deixe os alunos compartilharem seus pensamentos também.

- A resenha é sempre boa, mas recomendamos que você a mantenha "leve". Até mesmo um Desenho-Master colorido pode ser cortado como peças de quebra-cabeça simples e, à medida que os alunos respondem às perguntas de revisão corretamente, eles podem adicionar uma peça ao quebra-cabeça, colá-lo no quadro, ou como você organizar a dinâmica.

- Os versículos-chave podem ser utilizados como estudos devocionais ou desafio de memorização.

- Talvez você queira que os alunos leiam algum texto diretamente da Bíblia, antes ou depois da aula.

"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos..."
Deuteronômio 6:6,7a

Bíblia Desenho e Ação